MPT investiga trabalho na coleta de lixo

Home  >>  Notícias  >>  MPT investiga trabalho na coleta de lixo

MPT investiga trabalho na coleta de lixo

On maio 10, 2016, Posted by , In Notícias, With 1 Comment

Por todo o País ainda convivemos com os lixões a céu aberto de onde catadores extraem sua subsistência sem qualquer segurança ou cuidados com a saúde. No dia 29 de agosto deste ano, o lixão de Laranjeiras foi inspecionado pelo MPT-SE, Ministério Público Federal, Ibama, Polícia Federal e Polícia Ambiental.

O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) instaurou procedimentos para investigar as irregularidades do trabalho realizado na coleta e descarte de resíduos sólidos em Laranjeiras. Segundo o procurador do Trabalho, Raymundo Ribeiro, além da grave situação de lesão ambiental, especialmente por se tratar de uma atividade ilegal, em área de Mata Atlântica, também foram encontrados no local trabalhadores amontoados fazendo a separação do lixo despejado por caminhões coletores e compactadores a serviço dos municípios de Laranjeiras, Areia Branca e Nossa Senhora do Socorro.

Os trabalhadores encontrados estavam sem equipamentos de proteção individual e sem água para hidratação. Alguns catadores encontrados informaram que vivem há 10 e 15 anos da atividade informal e insalubre de separação e reutilização dos resíduo.

Um dos principais instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305) é o incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. Entretanto, isso não vem ocorrendo em todo o País e é pior nas pequenas localidades, como cita Raymundo Ribeiro: “…os municípios preferem adotar a prática mais onerosa e danosa para a sociedade, que é a contratação de empresas de coleta de lixo para despejá-los em lixões, degradando o meio ambiente e a saúde dos trabalhadores”.

LEIA MAIS

Fonte: Ascom/MPT-SE

Salvar

Salvar

One Comment so far:

  1. Mr WordPress disse:

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *