Descarte de filtro de óleo de veículos

By   10/09/2016

Logística reversa em implantação tem bons resultados

Filtro de oleo de veiculos

O programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa dos filtros usados de óleo lubrificante automotivo, chega ao quarto ano com implantação em três Estados – São Paulo, Paraná e o Espírito Santo. João Moura, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais (Abrafiltros), afirma que o programa está sendo exemplo bem-sucedido de projeto consistente e eficaz que atende às exigências das resoluções estaduais em sintonia com o disposto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Este sucesso pode ser confirmado avaliando os resultados que o programa traz pelos números das coletas, que são bem expressivos: em maio de 2015, ultrapassou a marca de 1.397.907 kg reciclados, equivalente a mais de 3.584.377 filtros do óleo lubrificante automotivo processados e destinados de modo ambientalmente correto.

Segundo Moura, o programa ainda está avançando e ganhando força, “Muitos postos de combustível, concessionárias e empresas já fazem a destinação da maneira correta, mas há outros locais que estão à margem das leis. Isso depende também da conscientização ambiental, que se percebe estar em crescimento no país”, e ressalta: “Nem todos os geradores podem ser alcançados pelo programa, mas ainda assim eles são responsáveis diretos pelos resíduos gerados em seus estabelecimentos, principalmente por se tratar de Resíduo Perigoso Classe I, caso dos filtros do óleo lubrificante automotivo”, explica.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12305/10)  determina que fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores atuem em conjunto para promover a coleta, reciclagem e destinação final ambientalmente correta dos resíduos que geram, incluindo filtros usados do óleo lubrificante automotivo, entre outros produtos. Por intermédio da Abrafiltros, foi estabelecido um Termo de Compromisso entre os governos estaduais e as empresas signatárias, com metas gradativas de coleta e destinação correta.

Sistema de coleta

A coleta dos filtros é feita diretamente em geradores cadastrados, conforme o volume normalmente gerado pelo estabelecimento comercial, principalmente os postos de combustíveis. Até maio 2015 foram reciclados 3.584.377 de filtros totalizando 1.397.907 kg de material.

Leia mais aqui.

filtro de oleo - bosch descarte correto

Fontes: Abrafiltros, Bosch do Brasil

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *