Economia Linear x Economia Circular

O conceito de Economia Circular se contrapõe ao sistema econômico amplamente em uso, que costumamos denominar por Economia Linear.

O modelo de Economia Linear se baseia em dois princípios: 1) de que não há limites para a extração de matérias-primas da natureza e, caso se tornem escassas e caras, a ciência e a tecnologia hão de encontrar opções ou soluções viáveis e baratas; 2) de que para se manter crescendo é necessário que o consumo dos bens produzidos seja sempre crescente.

historia das coisas

Depois de mais de 2 séculos de emprego globalizado deste modelo linear o que se pode constatar é que a extração sem limites vem destruindo a natureza, que não tem como se regenerar no mesmo ritmo, e que o crescimento contínuo, sem limites, baseado na obsolescência programada e no consumismo trouxe como resultados o gravíssimo problema de excesso de lixo nas cidades, rios e oceanos, e o aquecimento global.

Economia Circular

A Economia Circular é pensada com a intenção de mimetizar a natureza, onde toda matéria prima processada e consumida, se transforma em matéria prima a ser reusada em novos ciclos semelhantes. Na natureza não existe o conceito de LIXO, tudo é reaproveitado.

historia das coisas 2

A Economia Circular consiste em ciclos nos quais o material que seria descartado num determinado ciclo ou retorna ao próprio ciclo sendo reaproveitado, ou é utilizado como insumo para um outro ciclo. Assim, é possível reduzir a necessidade de extração de matéria prima e a geração de lixo, através do descarte minimizado.

Desta forma torna-se possível obter um desenvolvimento positivo contínuo ao mesmo tempo em que aprimora-se o capital natural, otimiza-se a produção de recursos e minimizam-se riscos sistêmicos pela administração de estoques reduzidos e fluxos renováveis.

Já pensou se todos os processos da sua empresa estivessem organizados sob o paradigma da economia circular?

  • Processos podem ser mais eficientes;
  • Usar menos recursos;
  • Inovar no design e concepção de produtos;
  • Manter uma relação ganha-ganha com fornecedores e clientes;
  • Respeitar os limites do planeta;
  • Compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Conte com a Novaterra para implantar um modelo de negócio estruturado no paradigma da Economia Circular.
 

Princípios básicos da Economia Circular:

  • Pensamento sistêmico;
  • Não existe Lixo na natureza;
  • Construir a resiliência através da diversidade;
  • Uso de energia a partir de fontes renováveis.

 
Economia Circular