O que é ser uma empresa Lixo Zero?

Lixo zero - 9 passos

 

Ser uma empresa Lixo Zero, significa entender a dimensão que a geração de resíduos representa, de um lado como risco crescente e inevitável ao próprio negócio, de outro, como uma oportunidade de gerar valor na cadeia de produção de acordo com o setor e ramo de atuação.

Pense Lixo Zero!

Olhar para sua empresa sob a ótica do Lixo Zero é assumir que lixo é composto pela soma do custo dos materiais descartados, mais o custo da mão de obra e da energia usada no processo que gerou o lixo. Adotar um programa Lixo Zero é adotar práticas que levarão à redução destas despesas, tornando a empresa mais eficiente e lucrativa.

Em uma primeira perspectiva, a empresa deve adotar a hierarquia de gerenciamento definida na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em seus processos operacionais do dia-a-dia, e incorporar boas práticas de gestão de resíduos sólidos. Ao avançar na direção do Lixo Zero, deve rever todos seus processos e procedimentos operacionais e mapeá-los com o objetivo de reduzir ao máximo a geração de resíduos tornando-os mais eficientes, econômicos e eficazes.

Estratégia Lixo Zero!

A Novaterra Ambiental está preparada para colaborar com sua equipe na implantação de estratégia Lixo Zero voltada para a Economia Circular na qual, além da otimização “interna” já mencionada, lançamos um olhar mais amplo que considere todo o ciclo de vida de seus produtos, desde a extração da matéria prima até o eventual descarte pelo cliente.

Nossas ações consistem em fazer uma análise minuciosa do que a empresa produz, e como produz, sobre diferentes perspectivas, desde a matéria prima até ao produto final, seja mercadoria de consumo ou bem durável. Partindo da perspectiva do descarte pós-consumo ajudamos a repensar cada produto desde sua concepção, seu design, os materiais usados, seus fornecedores, de forma a estimular e viabilizar a Economia Circular na própria cadeia de valor da empresa.

A Novaterra Ambiental e sua equipe podem juntas viabilizar um projeto de transição de modelo de negócio, que deixe a lógica linear e passe a adotar uma lógica de produção circular na cadeia de valor da empresa, proporcionando ganhos tangíveis e intangíveis.

Lixo zero - Metodologia

A adoção do Programa Rumo ao Zero empresarial, gera impacto positivo direto na Empresa e sua cadeia de valor, fomentando a cultura da sustentabilidade entre os stakeholders, e principalmente aumentando a eficácia, e eficiência e economicidade do negócio. O retorno financeiro direto e o retorno pela valorização da imagem propiciados pela adoção do Rumo ao Zero conduz um processo de inovação em diferentes áreas, reduz riscos e torna a empresa mais competitiva.

Entre em contato com a Novaterra Ambiental, trabalhamos com o comprometimento de uma mudança de cultura para a sustentabilidade. Inovando negócios e agregando valor em sua empresa, produtos e comunidades de relacionamento. A inovação para a sustentabilidade é um caminho sem volta para o sucesso de seu negócio.

 


banner-footer Contato4