Novaterra Ambiental, por um mundo onde não haja LIXO.

Entenda a necessidade de um mundo sem Lixo!

A produção descontrolada de lixo pela Humanidade tem sido um problema crescente desde o início da revolução industrial. Milhares de produtos, materiais, compostos bioquímicos têm sido lançados na biosfera terrestre sem controle ambiental adequado. A lógica linear de produção, extração predatória de matérias-primas, manufatura, distribuição, consumo e descarte em aterros sanitários não são compatíveis com futuro próximo da humanidade, onde não poderá mais existir a ideia de produzir lixo e o desenvolvimento econômico será baseado na economia circular.

EconomiaLixoZero

Em recente documento publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), consta que as cidades no mundo geram juntas um total de 1,3 bilhão de toneladas de resíduos sólidos urbanos, a grande maioria sem destinação ambientalmente correta, a agência estima que a geração de lixo deve chegar a 2,2 bilhões de toneladas até 2025, segundo estatísticas do Banco Mundial. Apesar de ser um problema crescente e complexo, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente argumenta que a gestão de resíduos é também uma oportunidade para o estabelecimento de um modelo de desenvolvimento sustentável voltado para a economia verde, uma ótima oportunidade para transformar problemas em soluções.

Neste contexto o conceito Lixo Zero surge como um movimento global, que propõe uma filosofia que encoraja o redesenho de materiais e processos, e do ciclo de vida de produtos de modo que todo produto gerado possa ser reaproveitado de maneira integral, minimizando ao máximo o envio de rejeitos a aterros sanitários.

A Novaterra Ambiental é comprometida com a busca incessante por soluções que fomentem o desenvolvimento sustentável e a transformação dos modelos atuais de geração de resíduos em modelos inovadores de Economia Circular, Verde e Sustentável.

 


banner-footer Contato4