Cidades Justas e Sustentáveis

 

Singapore greenCidades são obras abertas das diferentes culturas humanas, expressão singular da Humanidade. Uma cidade é uma entidade viva, interdependente e dinâmica à espera de novas experiências, inovações e intervenções para a arte e o desenvolvimento sustentável, trazendo qualidade de vida à seus habitantes.

Pensar uma Cidade Lixo Zero significa compreender a importância que a questão atual da produção descontrolada de lixo exige de toda a sociedade, em seu compromisso para a sustentabilidade das presentes e das futuras gerações, da preservação da integridade do meio ambiente e da eficiência econômica associada a estes processos. Cada vez mais pelo mundo, as cidades estão integrando o conceito Lixo Zero em seu planejamento local. Cidades da Europa, América do Sul e do Norte, Ásia e Oriente estão tonando-se Cidades Lixo Zero um futuro comum a todas elas para a garantia do desenvolvimento sustentável global.

infografico_cinco_elementos_portuguese

Uma Cidade Lixo Zero é aquela em que governo local, sociedade civil, organizações não governamentais, movimentos sociais e iniciativa privada se unem para implementar um conjunto de leis, metas, estratégias, programas e campanhas, pactuando uma visão compartilhada de longo prazo onde não existirá mais a ideia de Lixo, sendo produzido, descartado e gerido da maneira como hoje vivenciamos na maioria das cidades brasileiras.

O lixo -os resíduos sólidos urbanos- no decorrer deste processo se torna resíduo, com valor econômico, social e ambiental inovador, e  passa a ser visto não mais como um problema oneroso ao erário público e com externalidades negativas para toda a sociedade, mas como a solução de problemas e possibilidade de construção de um futuro sustentável, sobretudo pelo retorno econômico, social e ambiental que um programa cidade lixo zero proporciona à municipalidade.

EconomiaLixoZeroA Novaterra Ambiental trata com seriedade, apoia, endossa e fomenta a agenda de implementação das cidades Lixo Zero no Brasil e no mundo, através da formulação de programas, mecanismos, tecnologias, projetos e outras iniciativas que colaborem para esse que já é um dos maiores desafios locais e globais, a produção descontrolada de lixo. Através de nossa rede de consultores e parceiros e colaboradores procuramos viabilizar localidades, cidades e negócios, onde a questão do lixo seja vista como uma oportunidade para a geração de empregos verdes garantindo o desenvolvimento sustentável.

Inovação para a sustentabilidade

Através de ferramentas, aplicativos e plataformas digitais de software livre, a Novaterra Ambiental desenvolveu uma metodologia inovadora de gestão e governança sustentável para a implementação de programas, iniciativas e boas práticas na implementação pragmática do conceito Cidade Lixo Zero, adaptável a diferentes municípios e regiões, integrando, ações, políticas públicas, iniciativas já existentes, cooperativas, sociedade civil e iniciativa privada em projetos estratégicos integrando em uma agenda comum diversos stakeholders. A Política Nacional de Resíduos Sólidos em seu art.6 determina os princípios que devem reger a formulação, concepção e implementação de todos os aspectos relacionados a lei, sobretudo os Planos de Gestão Integrados de Resíduos Sólidos Municipais entre os quais são determinados os princípios de desenvolvimento sustentável e a visão sistêmica, na gestão dos resíduos sólidos, que considere as variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública.

A Novaterra Ambiental com sua equipe e sua rede de parceiros está comprometida com a efetiva implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos através do desenvolvimento de Cidades Lixo Zero.

 


banner-footer blog